17 janeiro 2010

Vamos voar em 2010.



Olá pessoal,

Mais um ano que se inicia e a sensação geral de que o melhor lugar do mundo para estar agora é a nossa cidade de Manaus, que apesar da crise tem boas condições econômicas para decolar de uma vez. Estou fazendo um baita esforço para colocar no blog dicas, oportunidades e idéias atualizadas para que você possa fazer a diferença e crescer profissionalmente. Que nesse ano possamos continuar firme em nossos propósitos e tenhamos um 2010 pleno de oportunidades. Segue abaixo alguns texto extraido do jornal Amazonas Em Tempo de 17 de janeiro de 2010 que compartilho com vocês. Abaços e sucessos a todos.

Começa a corrida por vaga de emprego!

A corrida por uma vaga no mercado de trabalho já começou. Empresas de todos os seguimentos deram o “sinal verde” para o início das contratações. Nos RH’s também há centenas de oportunidades abertas. Então, é chegada a hora de os candidatos darem a largada para a conquista do tão sonhado emprego.
Nem sempre é fácil ingressar no mercado de trabalho, afinal são várias as etapas a serem cumpridas, e alguns candidatos acabam pelo meio do caminho por conta dos mais diversos motivos. Para à fase final – a tão almejada contratação – os concorrentes precisam percorrer a etapa de preparação de um currículo, passando pela ida a empresas de recrutamento, à espera por aquele telefonema até chegar a hora da entrevista.

Segundo os especialistas, o primeiro passo é elaborar um bom currículo. Basta um folha de papel com objetivos e experiências profissionais destacados de forma sucinta. Nada de capa ou duas ou três folhas de documento.
Caso a partir desse “cartão de visita” o candidato garanta uma entrevista de emprego, é hora de o aspirante a uma vaga no mercado de trabalho apresentar-se de maneira natural e manter a postura e traje o mais formal possível. Se na seleção for feita alguma dinâmica de grupo, é essencial também ser conciso e objetivo nas respostas ao avaliador ou entrevistador, e não interrompê-lo jamais.
No que se refere à postura, o ideal é se mostrar dedicado e interessado. Acima de tudo, é preciso saber conversar e ter desenvoltura, mas sem cometer exageros ou demagogias na tentativa de impressionar.

Qualificação é fator decisivo!

Mesmo diante da alta na oferta de emprego no mercado de trabalho amazonense, os candidatos a uma vaga devem se “espertar” para assegurar seu espaço. Empresas e entidades responsáveis pelo recrutamento de profissionais garantem que há oportunidades para admissões em todos os segmentos, mas para alçar vôos maiores na carreira é necessário que haja maior interesse das pessoas em qualificação profissional.
De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), Adilson Vieira, há emprego sobrando, mas a maioria das empresas exige que o candidato tenha pelo menos o ensino médio completo. Ele destacou ainda que a experiência profissional também é uma garantia para a conquista de um posto de trabalho, por isso é fundamental que o candidato busque capacitação.
“Atualmente, existem vários cursos profissionalizantes no Estado, e o ideal é que as pessoas busquem conhecimento que as tornem aptas para ocupar as vagas disponíveis não só em Manaus, mas em todos os municípios amazonenses onde há ofertas de empregos”, completou o secretário-executivo. No Sistema Nacional de Emprego (Sine), há oportunidades para os mais variados segmentos, porém muitas oportunidades deixam de ser preenchidas por falta de qualificação.
Conforme a coordenadora de Recursos Humanos, Elaine Rocha , na avaliação, o contratante também leva em consideração cursos de aperfeiçoamento que, segundo ela, também garantem alguns pontos ao candidato na hora da análise curricular de um profissional. Outro ponto a favor do candidato à procura de emprego, conforme a coordenadora, é o comprometimento do trabalhador com a empresa e o nível comportamental durante uma seleção. “Além da qualificação e escolaridade, as empresas dão prioridade ao profissional que tem maturidade, que possui boa vontade, envolvimento e interesse na área em que deseja atuar.” Comentou Rocha, ao assinalar que me muitos casos as empresas abrem mão até mesmo da experiência profissional, e dão vez aos que mostram mais disponíveis para aprender e contribuir no crescimento da empresa.
“As empresas que não exigem experiência acabam treinando o profissional dependendo da área”, completou Rocha, ao informar que os interessados podem levar o currículo na própria sede do RH ou fazer o cadastro no site www.tropitalrh.com.br.

Cursos para a população

Para amenizar a escassez de mão de obra qualificada, a Setrab informou que, a partir de fevereiro, vai disponibilizar 30 cursos profissionalizantes para a população amazonense. De acordo com o secretário-executivo do órgão, Adilson Vieira, a meta é que os cursos atendam a mais de 4 mil pessoas até o fim do ano.
Vieira informou também que os cursos realizados em Manaus e no interior do Estado serão gratuitos e contemplarão as áreas de construção civil, indústria, agricultura e comércio. Aqueles que tiverem interesse em participar devem realizar cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), e informar qual área pretendida, além de apresenta o RG, Carteira de Trabalho, CPF e comprovante de residência no ato da inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...