18 abril 2011

Governo abre seleção para cursos de Idiomas e anuncia 4,5 mil vagas de capacitação.


O Governo do Amazonas lança nesta sexta-feira, dia 15 de abril, edital da segunda fase do Programa de Capacitação em Idiomas. Serão oferecidas 213 vagas para os cursos de inglês, espanhol, mandarim e japonês. O edital será publicado no site do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam): www.cetam.am.gov.brA inscrição custará R$ 10. As provas acontecem dia 29 de maio e as aulas estão previstas para o
início de junho.

Realizados em parceria entre o Cetam, Amazonastur e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), os cursos de idiomas estão inseridos no programa de capacitação para a Copa do Mundo de 2014. Em 2011, o Governo do Estado vai abrir 4.500 novas vagas nas mais diversas áreas, desde construção civil, turismo, serviços, artesanato, idiomas, entre outros. Segundo o governador do Amazonas, Omar Aziz, até 2014, a meta é capacitar cerca de 27 mil pessoas, através do Cetam.

A perspectiva do Governo do Amazonas é de que a Copa do Mundo possa gerar 49,2 mil empregos diretos e movimentar R$ 4,5 bilhões. “É um evento que vai movimentar a economia, nos mais variados setores, por isso temos que formar mão de obra. Milhares de oportunidades estão surgindo desde já, mas é necessário que as pessoas tenham boa qualificação”, afirmou o governador. Segundo ele, mais de 12,2 mil cidadãos já receberam qualificação do Governo do Estado para cursos ligados diretamente aos serviços necessários à organização do evento.
Em 2011, serão ofertados, ainda, os cursos de qualificação profissional em pedreiro, carpinteiro, garçom, recepcionista de hotel e governança, além de outros que serão definidos em conjunto com a organização do evento em Manaus. 


Cetam na Obra:
O programa Cetam na Obra vai abrir vaga para qualificação de trabalhadores que vão atuar no segmento da construção civil em obras para a Copa. Por meio do programa, a instituição vem ofertando cursos de qualificação profissional específicos para atender demanda variada do setor de construção civil, como pedreiro, eletricista, carpinteiro, armador, bombeiro hidráulico dentre outros, de forma a viabilizar a mão de obra necessária para execução das obras da Copa do Mundo. 

Atualmente, vários cursos estão sendo ofertados neste segmento, entre eles Eletricista Residencial e Predial; Instalador Hidráulico; Pedreiro; NR10; Leitura de Projetos; Pedreiro de Bloco Estrutural, entre outros. O curso de Eletricista Predial está em andamento, em parceria com a Área Missionária Divina Misericórdia, da Igreja Católica.

Também está em andamento a primeira fase do Curso de Capacitação em Idiomas para cerca de 350 pessoas que atuam na área de turismo e no trade turístico local, por meio de cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Mandarim e Japonês. Os cursos estão em execução desde junho 2009 e possuem duração de quatro anos.

Em março de 2011, iniciaram os cursos Técnicos de Hospedagem, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Guia de Turismo Regional e Técnico em Edificações. Foram 430 vagas divididas nos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.


Jovem Cidadão:
Outra ação do Cetam, em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS), é a qualificação de estudantes da rede de ensino estadual no “Projeto Jovem Cidadão”. O Cetam oferta Cursos Básicos em Inglês e Espanhol para alunos na faixa etária de 16 a 21 anos, no contraturno escolar.

O projeto já qualificou 5.558 jovens em Manaus, Manacapuru e Itacoatiara nos cursos de idiomas. Os alunos que concluíram os cursos básicos estão cursando o nível intermediário de Inglês e Espanhol para dar sequência ao aprendizado de idiomas. Além de se prepararem para uma boa colocação no mercado, esses jovens poderão atuar no Programa de Voluntariado, em parceria com a Fifa, adquirindo experiência para o currículo. Em 2011, a meta é qualificar cerca de mais 1.500 alunos do “Jovem Cidadão” nos cursos de Inglês e Espanhol Básico, na capital e interior do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...