10 junho 2010

Fique ligado!


Inscrições para o Enem deste ano vão de 21 de junho a 9 de julho, segundo Inep

Fonte: Portal Amazonia

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ocorrem entre 21 de junho e 9 de julho, anunciou nesta quarta-feira (9) o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim José Soares Neto. A data das provas foi confirmada para 6 e 7 de novembro.

Soares Neto afirmou ainda que a elaboração da prova será feita por consórcio entre o Cespe e o Cesgranrio, como foi feito no ano passado, em caráter de urgência, após o vazamento da primeira prova, elaborada pelo consórcio Connasel.

A nota do Enem pode ser usada pelos estudantes para ingressar em universidades públicas e particulares. A expectativa é de que a edição deste ano tenha 6 milhões de estudantes inscritos.

Provas

O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira, segundo informações da Agência Brasil. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

No primeiro dia do exame (6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7 de novembro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30. No segundo dia, os estudantes terão uma hora a mais e a prova terminará às 18h30.

Será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35. Os alunos de escolas públicas são isentos.

Na coletiva, a secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari, também anunciou que 15 instituições de ensino superior públicas oferecerão 16 mil vagas em cursos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do meio do ano. As inscrições vão desta quinta-feira (10) até segunda-feira (14).

Além disso, a secretária afirmou que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de 25% a 100% a estudantes para cursarem universidades particulares, ocorrerão entre os dias 15 e 19 de junho.

Os formulários de inscrição serão disponibilizados no site do Ministério da Educação (MEC). Podem participar do ProUni estudantes que tenham tido nota mínima de 400 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, que não tenham zerado na redação.

Os requisitos para buscar uma bolsa do ProUni são:

- Não ter diploma de nível superior
- Ter renda renda familiar mensal per capita que não exceda o valor de um salário-mínimo e meio a três salários mínimos
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública
- Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição
- Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada
- Ser portador de deficiência
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública

As seis chamadas do ProUni ocorrerão em 21 de junho, 7 de julho, 21 de julho, 29 de julho, 5 de agosto e 12 de agosto.
==================================================


Inscrições para o SiSU começam hoje com 16 mil vagas

Fonte: G1

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começam hoje (10) e segue até segunda-feira (14). Participam dessa rodada 35 instituições públicas de ensino superior. A oferta é de 16.573 vagas em cursos superiores de bacharelado, licenciatura e de tecnologia, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Esta edição terá 15 universidades federais, duas estaduais, 17 institutos federais e um centro federal de educação tecnológica (Cefet). Oito das universidades aderem pela primeira vez ao sistema.

Podem participar da seleção os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. As inscrições, que serão feitas em uma única etapa, estarão abertas no período de 8h às 23h59 (horário de Brasília). O estudante deve informar o número de inscrição no Enem de 2009 e a senha de acesso cadastrada no exame. O candidato terá acesso ao SiSU com a senha do Enem, mas pode criar uma outra.

O estudante deve fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e alterá-las até o fim do período de inscrições, quando haverá três chamadas subsequentes.

Os selecionados na primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula. Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

Segundo o MEC, o SiSU também oferece vagas específicas para políticas afirmativas. Na hora da inscrição, o candidato deve informar se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou de políticas afirmativas, que seguem o padrão adotado pela instituição de ensino, com base na decisão dos conselhos universitários.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...