07 dezembro 2010

'Bolsa Universidade’ muda método de seleção para 2011

Coordenador diz que candidatos ao programa terão que fazer exame obrigatório.

Manaus - O ‘Bolsa Universidade’ da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) vai instituir uma prova com redação obrigatória para quem quiser iniciar um curso superior por meio do programa já a partir do próximo ano. Os que estão matriculados nas instituições também poderão concorrer às vagas, mas serão avaliados pelo coeficiente de rendimento acadêmico.

A informação foi divulgada, ontem, pelo secretário-executivo do programa, Rony Siqueira. Ele ressaltou que a mudança vai permitir que as novas vagas sejam preenchidas por mérito acadêmico e não somente pela condição econômica do candidato como o programa trabalhava.

O exame, que terá os moldes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será aplicado no próximo dia 19 em cada uma das 11 Instituições de Ensino Superior (IES) registradas no programa, sendo composto por redação e 20 perguntas de múltipla escolha.

Segundo ele, o exame obrigatório só será para alunos que pretendem cursar o primeiro período de uma das instituições. Quem já está matriculado em uma das 11 IES e quiser participar do programa deve se inscrever na própria instituição. Neste caso, o coeficiente de rendimento acadêmico do aluno será usado no lugar da nota do exame.

“A prova do dia 19 é somente para quem vai começar o curso no primeiro período”, esclareceu.

Para os estudantes de instituições não-cadastradas no Bolsa Universidade será obrigatória a realização da prova, independente se o aluno vai iniciar o primeiro período ou já está cursando outros semestres.

Os locais e horário de inscrições e realização da prova serão divulgados pela PMM a partir da próxima segunda-feira, 6. “O exame terá questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, matemática e conhecimentos gerais, além da redação, que terá um peso de 40 pontos de um total de 100 pontos”, afirmou Siqueira.

Cada IES vai fazer o exame no seu próprio estabelecimento. As provas serão enviadas pela prefeitura até a faculdade, onde o candidato terá quatro horas para responder as questões e produzir a redação.

O resultado será divulgado até o dia 24. “No dia 10 de janeiro começa a inscrição de quem passou no exame. O candidato vai usar a nota que obteve na prova, ou a nota do coeficiente, e se inscrever em um dos quatro cursos condizentes com a nota obtida”, declarou Siqueira.

O programa possui atualmente 6 mil estudantes matriculados em instituições particulares com bolsas de estudo que conferem desconto de 50%, 75% ou 100% sobre o valor da mensalidade.

Vagas

De acordo com o secretário-executivo do Bolsa Universidade, existem 9 mil vagas disponíveis para preenchimento no primeiro semestre de 2011.

A PMM gasta R$ 3 milhões, por semestre, para manter parte dos 6 mil estudantes do programa. Segundo o secretário-executivo, somente 2 mil alunos são custeados pela prefeitura, o restante das vagas são ofertadas pelas próprias instituições com bolsas de estudo de 50% de desconto.

O Bolsa Universidade oferece 50 cursos diferentes nos turnos matutino, vespertino e noturno e conta com 500 estudantes formados. A próxima seleção será em dezembro de 2011.

==

Fonte: D24AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...