08 setembro 2013

Concursos da Suframa e Susam lotam cursinhos


Dois concursos muito aguardados movimentam os cursinhos preparatórios com a proximidade do lançamento dos editais.

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promete anunciar até o dia 15 o edital do concurso com mais de 11 mil vagas, enquanto a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está na fase de escolha da empresa responsável pelas provas e planeja aumentar de 154 para 243 vagas.

Para oferecer melhor preparação aos candidatos, o Instituto Amazonense de Aprimoramento e Ensino em Saúde (Iapes) abriu uma turma para fisioterapeutas interessados no concurso da Susam, que deve ofertar 289 vagas para esses profissionais.

“Esse concurso é uma conquista das categorias da saúde, por isso é importante se preparar com antecedência, antes mesmo da publicação do edital”, destaca o coordenador- geral do Iapes, Rossine Fernandes.

O preparatório para fisioterapeutas começou com uma turma de 50 alunos com disciplinas específicas da área, além de Português, raciocínio lógico e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). O Iapes oferece ainda a turma que estuda as matérias gerais de concurso como Português e raciocínio lógico.

Segundo Fernandes, a ideia é abrir turmas para outras categorias como enfermagem, que deve ter uma oferta de 962 vagas no concurso. “Estamos com uma turma geral também, mas de acordo com a demanda vamos abrir outras turmas específicas”, disse.

O secretário da Susam, Wilson Alecrim, informou que em breve anunciará o edital para a imprensa. “Ainda não está formatado para ser publicado, mas estamos finalizando e vamos convocar uma coletiva até o dia 15 de setembro para anunciar o concurso na íntegra”, afirmou.


Preparação

A preparação deve ser encarada com o rigor necessário para enfrentar uma acirrada disputa. Para a sócia-proprietária do Padrão Vestibulares e Concursos, Mary Soares, a população local só recentemente passou a perceber a necessidade de estudar com antecedência, mas a maioria ainda opta por se matricular nos cursos às vésperas do concurso. “Quando o edital é publicado, a procura triplica”, conta.

Além da turma geral para matérias comuns a todos os concursos, o Padrão possui turmas específicas para os concursos da Polícia Federal e Suframa, cujos editais estão previstos para novembro e dezembro.

Mary Soares conta, ainda, que a procura em relação ao ano passado aumentou 40% por conta da abertura de diversos concursos públicos.


Governo federal deverá criar 47 mil vagas

O governo federal deverá criar 47 mil vagas, conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual enviado ao Congresso Nacional na semana passada. O texto deverá ser votado até o fim do ano. Antes desse prazo, a principal autarquia federal da região, a Suframa, lançará o concurso.

O Ministério do Planejamento e Orçamento publicou, em 21 de junho, a autorização para a realização do concurso da Suframa com 154 vagas para nível Superior. O edital deve ser publicado ainda em setembro, de acordo com a expectativa do superintendente da autarquia, Thomaz Nogueira.

No dia 3 de setembro, a Presidência da República sancionou decreto de criação de mais 89 cargos para o Plano Especial de Cargos da Suframa. Para o superintendente, esses novos cargos deverão ser inclusos no edital. Caso seja aprovado, o certame da autarquia passará a oferecer 243 vagas.

Os novos funcionários preencherão a lacuna deixada pela demissão de servidores terceirizados da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), desligados após o fim do contrato com a autarquia.

Essas novas oportunidades são para cargos de níveis Médio e Superior, como agente administrativo, técnico de contabilidade, administrador, economista e engenheiro, entre outros.


O Poder Judiciário Federal também abrirá vagas. Na última sexta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, no Diário Oficial da União, extrato de dispensa de licitação para a contratação do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) para organizar novo concurso público.

Fonte: d24am.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...