10 novembro 2009

Dicas para quem está procurando emprego.



Hoje em dia não está fácil conseguir um emprego, mas difícil mesmo é conseguir uma entrevista. É por isso que o candidato de qualquer idade fica sempre nervoso quando finalmente aparece “aquela” chance de ser entrevistado.

Antes de começar, tenha em mente que quem está a procura de um emprego é “sempre” um vendedor.

Da venda de seu produto, depende seu sucesso ou fracasso, o produto é “Você”!

Seu currículo.
1. Jamais utilize em seu currículo um email para contato que sejam aqueles utilizados para outros fins em redes de bate papo. Exemplo Ex: “Garanhaopegador69oie@….” Ou quem sabe “gatinhaatiradinhaoie@…” A primeira impressão é a que fica e esta é uma péssima primeira impressão.

2. Não coloque o número de todos os seus documentos em seu currículo. Endereço completo também é dispensável, no máximo bairro, cidade e UF. Dependendo do tipo de cargo.


3. De preferência a fazer seu CV em uma única página

4. Se você tem cursos e habilidades para áreas muito diferentes, faça um currículo para cada tipo
de empresa que vai abordar. Ex. Vaga “Atendente de telemarketing” e o informa em seu CV que tem curso de “corte de carnes nobres para açougue” ou experiência em “colagem de imã de geladeira”“. Pode parecer engraçado, mas o candidato nem sempre percebe o erro.

Ligações.
5. Ao ligar, saiba com quem deseja falar ou ao menos o setor, que nem sempre é o recrutamento.

6. Cordialidade! No momento de nervosismo, podemos esquecer do essencial, bom dia, boa tarde, e etc.

Entrevista.
7. Jamais usar qualquer espaço para informar que você precisa muito da vaga ofertada.Os seus problemas pessoais não interessam ao entrevistador. Não falar algo do tipo “preciso do emprego para ajudar minha família!”, embora seja nobre, mas procure achar uma resposta que diga o quanto vale a pena aquela empresa contratar você.

8. Tendo oportunidade transmita a informação de como você pode agregar valor à empresa tendo você na equipe, mas sem querer parecer um salvador da pátria, pois vai pegar mal ou mesmo assustar.

9. Não desvie o olha, não encare demais.

10. Não brinque com objetos.E desligue o celular!

11. Não fale de sua vida pessoal, sem que exista uma pergunta direta.

Visita à empresa.
12. Ao chegar à empresa lembre-se cordialidade não tem hierarquia, seja gentil e atencioso com todos, você pode ir bem, em sua uma entrevista e perder pontos após sua saída com um simples comentário de um funcionário antigo, relatando um deslize.

13. Grave os nomes e cargos em sua memória de todos com quem você conversar, anote depois de sair, para um possível contato ou abordagem futuro, pense o que é network em sua vida? Ela esta sendo construída a todo momento.

A qualquer momento.
14. Mantenha-se motivado, é necessário inclusive disciplina para manter-se de alto-astral.

15. Tenha em mente que você nunca sabe quando pode encontrar alguém, que pode se transformar em um contato profissional, na fila do banco, supermercado, qualquer local, mais do que nunca, esteja atento, se policiando para não parecer uma pessoa desagradável.

16. Trabalhos sociais voluntários em escolas, associações e etc. Além de trazer paz, é também um local onde você conhece novas pessoas e justamente aquelas que já estão colocadas no mercado de trabalho, podem estar lá também, uma forma fantastica de ampliar sua network de uma forma sádia e com ética.

17. Você pode conhecer alguém que lhe será útil em qualquer lugar é claro, mas é muito pouco provável que será na balada.

18. Mantenha-se informado, leia os jornais, revistas, livros, pois além de estar sabendo o que acontece no momento, você melhora vocabulário, argumentação e também relaxa a mente.

19. Que tal entender que a situação de quem esta procurando emprego é um emprego?

20. Sim, a proposta é que se está a procura, estabeleça um horário de trabalho e coloque em uma agenda quanto tempo, vai estar em campo no dia seguinte quanto tempo em ligações, envio de emails, agendamento de visitas e entrevistas.

21. Não é o melhor momento para você ficar folheando fotos dos outros no Orkut, mas se cadastrar no Linkedin Via6 e comportar-se no Twitter é uma grande idéia.

22. E se você está atualmente no emprego de “Procurando Emprego”, se vista com bom senso, alias se vista de acordo com a empresa que vai visitar, acredite, se a vaga for de “atendente de lanchonete” ir de terno e gravata ou com vestido de festa, não será muito útil e mais, qualquer extravagância será mal interpretada.

23. Tenha disciplina no seu expediente de procurar emprego, sofá com TV é muito bom, mas não vai lhe remunerar para que você fique prostrado na frente dele, pensando em como é difícil arranjar emprego.

Fonte: Adriano Bachega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...