12 fevereiro 2014

Cetam abre inscrições para 18 mil vagas em cursos de qualificação profissional


O Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), estará com inscrições abertas, nos dias 14 e 15 de fevereiro, para 18 mil vagas em cursos de qualificação profissional no projeto Oportunidade & Renda, em Manaus.
As inscrições serão feitas em 50 unidades da rede estadual de ensino. Na sexta-feira, dia 14, o atendimento será realizado das 18h às 21h, e no sábado, dia 15, o horário será das 8h às 17h.

Na capital, serão ofertadas vagas em 29 cursos distintos, como Agente de Informações Turísticas, Alimentador de Linha de Produção, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Atendente de Farmácia, Auxiliar Administrativo, Leitura de Componentes Eletrônicos, Manicure e Pedicure, Pintor de Obras, entre outros.
As inscrições serão realizadas em 46 escolas da rede estadual, em três Centros de Educação de Tempo Integral e em três Núcleos do projeto Jovem Cidadão. Todas as unidades de ensino participantes do “Oportunidade & Renda” encontram-se identificadas.
Os documentos necessários para inscrição são: Cópia do RG, Cópia do CPF, Cópia do Comprovante de residência, Cópia do Comprovante de escolaridade, Cópia do Título de Eleitor, Cópia da Carteira de Trabalho (se houver), Cópia do PIS (se houver) e Cópia do Certificado de Reservista (se houver). 
Além das novas vagas na capital, o Governo do Estado destinará 10 mil vagas para os municípios do interior. O período de inscrições e o início dos cursos vão atender calendário específico em cada município. 
Emprego e Renda - No projeto Oportunidade & Renda, as aulas são realizadas apenas no período da noite em escolas parceiras da rede pública estadual de ensino. As aulas iniciarão no dia 17 de março, no horário das 18h às 21h e, a carga horária dos cursos varia de 40h a 160h. 
Os participantes são qualificados para assumir postos de trabalho ou para a geração de renda, por meio da formação de profissionais autônomos. Após a conclusão dos cursos voltados para a empregabilidade, o aluno é encaminhado para cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine Amazonas), coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), onde poderá colocar-se à disposição para concorrer a vagas no mercado de trabalho.
 O aluno que for qualificado para a geração da própria renda, por meio do trabalho autônomo, será encaminhado à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para a avaliação de concessão de financiamento para abrir o próprio negócio. 
A lista completa dos cursos ofertados e das escolas participantes encontra-se no site: www.cetam.am.gov.br /www.oportunidaderenda.am.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...