04 novembro 2013

Estão abertas as inscrições para o Bolsa Universidade 2014


Estão abertas as inscrições do Programa Bolsa Universidade, executado pela Prefeitura de Manaus. A primeira fase do processo seletivo do ano letivo de 2014 teve início nesta segunda-feira, 4, e seguirá até dia 17 de novembro. Estão sendo ofertadas 10.064 bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de 14 Instituições de Ensino Superior, parceiras da Prefeitura. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no site http://bolsauniversidade.manaus.am.gov.br.

O Programa Bolsa Universidade é coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). A diretora-geral da ESPI, Luiza Bessa Rebelo, frisa que o Programa ganhou novo formato e está passando por um processo de desburocratização. Até o ano passado, os interessados tinham que entregar os documentos já no ato da inscrição, mesmo sem ter certeza de que seriam classificados. Agora, a documentação é entregue só por quem efetivamente atende ao perfil exigido pelo Programa e pode ganhar a bolsa.
Luiza Rebelo explica que o programa tem a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 75% e 50% do valor das mensalidades dos cursos de graduação, a estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear seus estudos, em instituições particulares de Ensino Superior, estabelecidas em Manaus. No ano letivo de 2014, a Prefeitura contará com a parceria das seguintes instituições para a execução do Programa: Ciesa, Nilton Lins, Unicel Literatus, Martha Falcão, Fucapi, IAES, La Salle, Esbam, Dom Bosco, Fametro, Uninorte, Materdei, Faculdade Boas Novas e Maurício De Nassau.
A diretora-geral esclarece que para concorrer às bolsas, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir renda familiar bruta não excedente a quatro salários mínimos; ser residente em Manaus; estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em IES participante do Programa, de acordo com parâmetros estabelecidos em decreto regulamentar; não possuir diploma de curso superior e não estar matriculado em instituição pública de ensino superior; firmar compromisso de prestar serviços em sua área de estudo, sem ônus para a Prefeitura.
Luiza Rebelo frisa, ainda, que para ter acesso ao benefício o candidato deverá ser aprovado em todas as três etapas que fazem parte do processo de seleção, que é composto por inscrição eletrônica, classificação e entrega de documentos. Segundo ela, o interessado deverá ficar atento aos prazos estipulados para a realização de cada procedimento. Todo o processo classificatório para 2014 deverá ser concluído até o fim de dezembro deste ano.
A Prefeitura também credenciou 51 lan houses, onde os candidatos que não têm acesso à Internet poderão efetuar o cadastramento, apenas com o custo da impressão do comprovante de inscrição. A lista das lan houses está disponível para consulta no portal do candidato e cada local também contará com a identificação visual do Programa, para facilitar a localização.
Fonte: d24am.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...