Veja quais competências os recrutadores consideram
importantes e podem agregar mais à empresa.
O mercado de trabalho é muito dinâmico. Há algum tempo, para
um profissional ser bem credenciado bastava ter uma boa formação acadêmica.
Hoje o negócio está diferente. Os recrutadores buscam certas competências nos
candidatos que possam agregar mais à empresa.
Nós selecionamos as competências mais importantes para os
recrutadores. Confira e veja se você se identifica:
- Capacidade de se adaptar às mudanças: as empresas se
transformam com muita frequência e necessitam de pessoas que conseguem se
adaptar a novas situações mais facilmente. O tempo é muito escasso, então
quanto menos tempo para se acostumar a algo novo, melhor;
- Criatividade: já foi-se o tempo em que as empresas se
contentavam com um funcionário que “faz o dele e só”. É preciso ser criativo,
sugerir coisas novas e participar. Isso torna um profissional em
imprescindível;
- Iniciativa: não basta ficar esperando o serviço chegar até
você, é preciso mostrar que interesse em resolver questões, sugerir melhorias
etc;
- Capacidade de resolver problemas: pessoas que sabem sair
de situações adversas são muito requisitadas. As empresas esperam um
funcionário que tenha desenvoltura e consiga achar soluções;
- Capacidade de trabalhar em equipe: não adianta ser um
excelente profissional, mas não saber trabalhar em grupo. Quase nada mais é
dependente apenas de uma pessoa, então estar com uma equipe é uma situação
constante. Se você consegue se sair bem nesse quesito, ganhará pontos;
- Facilidade de comunicação e relacionamento interpessoal:
além da importância para o trabalho em equipe, essas características são
essenciais para contato com cliente, negociações etc. Quem tem essa capacidade,
vai se dar bem tanto internamente quanto no relacionamento com terceiros.
Se você não possui todas essas características, lembre-se: é
sempre possível aprender e desenvolver competências.
Fonte: Empregos.com.br
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