02 setembro 2010

Manaus participará de plano nacional de qualificação para Copa 2014

A capital amazonense deverá ser incluída no Plano Setorial de Qualificação (Planseq) que vai promover cursos para a Copa do Mundo de 2014. A exigência foi discutida em evento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e deve se estender às cidades que sediarão o evento esportivo.

O representante da Prefeitura, o secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Vital Melo, solicitou a inclusão de cursos profissionalizantes específicos, como piloto de embarcações regionais (voadeiras, rabetas), brigadeiro de incêndio e costureiro de fardamento industrial para o Planseq.

Durante a audiência pública, que reuniu gestores das 12 capitais que vão sediam o mundial, formou-se uma comissão para absorver as sugestões e encaminhamentos. O Planseq prevê investimentos de R$ 150 milhões em qualificação e capacitação de mão de obra especializada até 2013, com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O plano define uma variação de cursos nos setores serviço, comércio, indústria, construção civil, e outros, todos voltados ao bem-estar do turista atraído pelo maior evento de futebol do planeta. A grade de cursos inclui o inglês instrumental como complemento em todos os cursos. Em nível local, a iniciativa ficará a cargo do Sine/Manaus.

Cursos

De acordo com o secretarário, o programa “Manaus Bilíngue” deve ser executado em 2011. O Manaus Bilíngue prevê qualificação gratuita de quatro mil trabalhadores nos idiomas inglês, espanhol e mandarim (chinês) em três anos de curso. O programa está orçado em R$ 12 milhões.


Fonte: Portal Amazônia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...