17 setembro 2010

Vai atrasar? Não invente desculpas e mantenha a sua imagem

Ser pontual ou impontual - escolha que deixa claro o respeito que o profissional tem pelo tempo dos outros.

Por Julio Sergio Cardozo

Pontualidade é um tema recorrente da relação entre as pessoas. Dizem que os ingleses são o povo mais pontual que existe do mundo. Quem nunca ouviu falar da famosa pontualidade inglesa? Por outro lado, os brasileiros são conhecidos como os mais impontuais. Minha experiência indica que isso é verdade.

O brasileiro é impontual sim, o brasileiro não respeita o horário marcado. E o que é pior, mente. Alega uma série de dificuldades que não aconteceram, porque simplesmente acordou mais tarde. Ou então, com preguiça de chegar na hora, acha que tinha o direito de chegar atrasado. Um grande absurdo!

Outra coisa que observo, quanto mais importante for o cargo hierárquico da pessoa, mais ela se julga no direito de chegar atrasado. A pontualidade mostra o respeito em relação à pessoa, mostra o seu caráter, mostra que você leva em consideração o tempo das pessoas. Quer uma dica? Vai chegar atrasado por qualquer motivo, porque aconteceu um acidente com o motoboy ou o carro enguiçou, ligue pra pessoa e diga: - Vou atrasar porque houve um acidente aqui.

Se esse atraso durar mais de 15 minutos, faça uma proposta: - Se você não puder esperar, não tem problema. Marque outro dia mais conveniente. Ah, peça sempre desculpas, porque o horário marcado é um compromisso, como pagar uma conta no banco. Você paga a conta atrasado? Se sim, vai pagar juros. O atraso, a impontualidade também deve implicar em penalidade.

E sabe qual é essa penalidade? A sua imagem, a imagem de uma pessoa que não respeita os outros. Quem não respeita os outros, consequentemente, não é confiável. Se não é confiável, não pode ter uma relação de negócios, uma relação profissional. Portanto, se você é impontual perca esse vicio e passe a ser uma pessoa que respeite o horário dos outros. Respeitando o horário dos outros, você também será respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...