22 outubro 2013

Dicas para conseguir uma vaga no primeiro emprego.

conseguir emprego

Fim do ano chegando e é uma ótima oportunidade para conseguir aquela vaga no primeiro emprego. As vagas temporárias costumam contratar para uma temporada que vai até o final de dezembro ou começo de janeiro. Mas é preciso ir atrás dessas vagas já!

Para quem não tem nenhuma experiência profissional e está a fim de ter uma oportunidade e ganhar uma graninha nessa época do ano, preparei algumas dicas de como você pode correr atrás dessas vagas, conseguir o job e garantir um Natal cheio de presentes!



01 – Avalie com cuidado suas habilidades: se você é muito tímido(a), talvez não seja uma boa ideia procurar um emprego em que tenha que lidar muito com o público, não é mesmo?! Se você não tem muita paciência com crianças, a ideia de cuidar de uma não parece tão boa.

02 – Faça um currículo legal: é por meio do currículo que o empregador vai tirar algumas conclusões sobre você e te chamar para a entrevista de emprego ou não. Por isso, é importante deixar o currículo interessante. Mas isso não significa que você precisa mentir ou inventar habilidades ou cursos que nunca fez. Pelo contrário, esse é um grande erro. Olha só as regrinhas básicas de um bom currículo:

O que precisa ter?
- Cabeçalho com dados pessoais – nome, endereço, telefone e e-mail.
- Objetivo do candidato – uma breve explicação da área em que você deseja atuar.
- Formação acadêmica – escola, curso e ano que está cursando.
- Experiências práticas: das mais recentes para as antigas (se tiver, é claro).
- Informações adicionais: conhecimento de idiomas e de informática, trabalho voluntário, práticas esportivas, etc.

O que não deve ter?
- Não deixe seu currículo com mais de duas páginas, afinal, esse deve ser um documento objetivo. O exagero de informação não é legal.
- Cuidado com erros de português ou de digitação.
- Você não precisa descrever sua personalidade no currículo.
- Também não é preciso colocar foto no documento, a não ser que ela seja exigida pelo contratante.
- Nada de falar em salário. Deixe para comentar a pretensão salarial quando isso for perguntado na entrevista.

03 – Cuide do look: não é só para a entrevista de emprego que você deve se vestir adequadamente, no momento em que você vai entregar o currículo também. Evite roupas muito curtas ou muito apertadas, assim como os decotes grandes demais.

04 – Durante a entrevista
Como quase todos os estudantes têm pouca experiência de trabalho e você está atrás do primeiro emprego, é melhor citar as características de comportamento que diferenciem de outros candidatos, como prêmios recebidos e atividades extraclasses.

Onde procurar um emprego temporário?
Os locais que mais oferecem empregos nessa época são lojas de vestuário, brinquedos e eletroeletrônicos, principalmente as de grandes shoppings. As redes de supermercados também costumam abrir vagas nessa época de final de ano.
As principais exigências para essas vagas são a disponibilidade de horário, facilidade de relacionamento com o público, gostar de vendas e de trabalho em equipe.


Fonte: todateen.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...