22 agosto 2013

Folha lança simulado on-line para o Enem com redação


A Folha está lançando, em parceria com a empresa de tecnologia educacional Adaptativa, as inscrições para o simulado on-line para o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), com questões objetivas e redação.

Serão 180 perguntas inéditas, desenvolvidas pela equipe de professores da Adaptativa, distribuídas pelas quatro grandes áreas do conhecimento do Enem: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e redação e matemática.

Para fazer o simulado Folha-Adaptativa é preciso fazer uma inscrição aqui. O exame é gratuito.

A prova será realizada de 16 a 22 de setembro, no mesmo site, no dia e horário que o usuário quiser, em até quatro horas e meia cada etapa.


CORREÇÕES

As questões serão corrigidas na simulação com a mesma tecnologia utilizada pelo MEC, a TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Esse sistema dá maior pontuação às questões mais difíceis, considerando o índice de acerto das perguntas no grupo que faz o exame.

A TRI também permite a redução da importância das perguntas que foram aparentemente "chutadas" pelos estudantes. Com isso, 150 acertos não significam necessariamente 150 pontos na prova. Depende de quais questões foram acertadas.

O boletim de desempenho contendo as notas e a análise de desempenho individual de cada participante estará disponível a partir de 4 de outubro, pelo mesmo site.

"Isso é importante porque o aluno tende a estudar sempre aquilo que gosta e que vai bem. Mas pelo relatório ele saberá exatamente quais áreas precisará se dedicar mais", explica o engenheiro Clécio Lima, da Adaptativa, um dos responsáveis pela elaboração do simulado.

O primeiro colocado nas questões ganhará um tablet Galaxy 2.7 de 16 GB.


REDAÇÃO

O simulado Folha-Adaptativa traz ainda redação, uma novidade nesse tipo de exame eletrônico.

A correção das redações será feita de maneira colaborativa pelos próprios alunos.
Depois de receber a correção do seu texto, o usuário será convidado a reescrevê-lo e a submetê-lo novamente.

Esse sistema já existe, por exemplo, em sites internacionais de aprendizado de idiomas. No Brasil, em simulados para o Enem, é novidade.
"Sabemos que os estudantes aprendem muito lendo e corrigindo textos uns dos outros", diz Lima, da Adaptativa.


Autor: SABINE RIGHETTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...