11 agosto 2013

Como elaborar um currículo “matador”




Um bom currículo, bem apresentável e redigido pode não garantir um emprego, mas é sem sombra de dúvidas um passo importantíssimo para alcançá-lo. Muita gente me pergunta e tem dúvidas de como elaborar um currículo. Alguns chegam até pedir para eu elabora-lo. 
Tentarei expor algumas dicas para você criar um bom currículo.

Primeiramente, tenha em mente que o currículo serve para vender seu principal produto: Você. Portanto ele deve expor esse produto com clareza e objetividade. Ou seja, o que você faz melhor, qual cargo que deseja e porque você é a pessoa certa.

Lembre-se, você não vai conseguir um emprego com seu currículo. Aí você pergunta: –Como não?!?

O objetivo do currículo é apenas despertar o interesse de quem está selecionando. Fazendo-o pensar: -Esse candidato parece ter o perfil ideal! Preciso conhecê-lo melhor.

Caso isso aconteça, seu currículo atingiu o objetivo. O que é leva-lo a uma entrevista presencial.

Antes de elabora-lo, dedique algumas horas escrevendo tudo o que você já fez em sua carreira, não precisa escolher o que escrever. Anote tudo que lembrar. Isso é muito valioso e importante na elaboração do currículo e também nas futuras entrevistas de emprego.

Feito isso selecione o que melhor demonstre a sua capacidade para assumir o cargo desejado.

Quem contrata costuma receber muitos currículos e normalmente tem pouco tempo para fechar a vaga, por isso é necessário despertar a atenção dessa pessoa para o seu currículo. Um layout limpo e agradável é essencial, porque cria um impacto de positivo e traz credibilidade. 

O conteúdo deve ser dividido em sete grupos:

O primeiro nome, dados de contatos e informações pessoais. O segundo, apenas o seu objetivo profissional. Terceiro suas principais qualificações

No quarto grupo, coloque sua formação e experiência profissional. No quinto grupo coloque sobre idiomas, cursos e o que você sabe sobre informática. No sexto, coloque sobre prêmios, viagens e trabalhos voluntários (caso houver). E por último, suas considerações finais.

Aí surge outra dúvida: E a minha foto? Devo colocar?

Para tomar essa decisão existem 3 perguntas:
1. A aparência é importante para o cargo?
2. Você tem uma foto com uma postura profissional e simpática?
3. A qualidade da foto está boa (foco e iluminação adequada)?

Qualquer resposta negativa a uma dessas perguntas, não coloque a foto. Pois qualquer informação só deve ser incluída no currículo se for para melhorar a sua imagem, pois é a sua única oportunidade de causar um boa  primeira impressão. Não desperdice!

Mas, e o que não colocar em um currículo?
1. Nunca minta;
2. Cuidado com os erros de português;
3. Não coloque informações que não tem nada haver com o seu objetivo profissional;
4. Não seja prolixo, ou seja, não fale demais.

Se fizer isso seu currículo corre o sério risco de ser descartado.

Lembre-se: Sempre mantenha seus dados atualizados, pois os selecionadores dão preferência para currículos recém-atualizados.


Então é isso pessoal. Espero ter ajudado. E você tem alguma dica? Colabore conosco. Continuem acessando o blog e sucesso a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...