06 agosto 2013

Modelos de currículos para 6 fases da carreira para você baixar e adaptar ao seu contexto.


O currículo certo para cada momento de carreira. De quem procura um estágio até o profissional que busca a cadeira de presidente, confira dicas e modelos de currículos certos para cada fase de carreira.

Muita gente tem o hábito de apenas ir adicionando experiências profissionais e cursos no currículo, na medida em que vai crescendo na carreira e ganhando vivência profissional.
Mas não é bem isso que os especialistas recomendam. De acordo com eles, o ideal é reformular o currículo de acordo com a fase da trajetória. Isso porque os destaques no currículo mudam de acordo com o objetivo que ele tem naquele momento. 
E que dados ganham espaço e quais informações perdem importância em cada fase de carreira? É isso que EXAME.com investigou com as consultorias de recrutamento e seleção. Confira 12 opções de modelos de currículo e as dicas dos especialistas para 6 fases da vida profissional:

Para quem não tem experiência


Clique no link e faça do download do modelo de currículo da Cia de Talentos
Se você ainda está na faculdade ou terminou a graduação sem ter nenhuma experiência na área, a dica é analisar sua trajetória até agora e avaliar quais experiências poderiam contribuir para a oportunidade profissional em questão. 
De trabalhos voluntários, passando pela participação ativa em atividades acadêmicas como atlética, até cursos extracurriculares e viagens culturais – tudo pode ter sua vez no currículo. “Importante é trazer o perfil e as competências através de outras atividades que não as profissionais”, diz Maria Luiza Toledo, consultora da DMRH. De acordo com ela, o recrutador também vai investigar situações acadêmicas e até pessoais para ver como o jovem lida com desafios e mudanças.
Mas, atenção: só valem atividades que tenham relação direta com o trabalho em questão. “Precisa ter um aprendizado”, diz Bruna Dias, gerente de orientação de carreiras da Cia de Talentos. Listar só as disciplinas obrigatórias que você cursou também está fora de cogitação – todo recrutador sabe que cálculo faz parte do curso de engenharia, por exemplo. “O foco são as vivências que ele teve nesse momento acadêmico que se aproximam das experiências de mercado”, diz Maria Luiza.

Para quem quer ser trainee


Clique no link e faça do download do modelo de currículo da Page Talent
A dica para cativar o recrutador do programa de trainee é simples: analise a fundo sua experiência até agora e mostre qual é o seu diferencial.
Neste sentido, além das atividades profissionais desempenhadas no passado, liste trabalhos voluntários e outras atividades que demonstrem que você tem espírito de equipe e potencial para liderança. O modelo disponibilizado pela Page Talent já traz espaço para colocar algumas destas atividades.
“A descrição do estágio deve ter consistência. O candidato deve falar quais eram as atribuições, as áreas em que atuou e descrever a abrangência de responsabilidade que teve”, afirma Lúcia Costa, diretora-geral da Mariaca|Career Star Group. 
Se a empresa não for tão conhecida, vale, em uma linha, descrevê-la com dados como setor de atuação, número de funcionários e faturamento. 

Para quem tem poucos anos de carreira




 Clique nos links e faça do download dos modelos de currículos da Mariaca e Thomas Case & Associados
Na fase de analista, saem de cena as informações mais ligadas aos tempos de faculdade e ganham espaço dados mais relevantes da própria experiência do profissional. “No campo de experiência não cabe mais empresa júnior, nem diretório acadêmico, nem trabalho voluntário”, diz Maria Luiza Toledo, da DMRH.
“As pessoas pensam que conforme cresce na carreira, o currículo também deve aumentar”, diz Lúcia, da Mariaca. Na prática, a história não é bem assim: currículo bom é currículo curto – principalmente, nos primeiros anos de carreira. 
Deixe apenas o que, realmente, for relevante para você. Mas, cuidado para não tirar experiências essenciais – como a passagem por uma empresa. 
Na opinião de Monah Saleh, da Thomas Case & Associados, optar por colocar a área de atuação, sem especificar o cargo pretendido logo no começo do currículo pode ser uma boa ideia. “A experiência de analista sênior em uma grande empresa pode garantir uma posição de coordenador em uma empresa menor”, explica.

Para coordenadores


Clique nos links e faça do download dos modelos de currículos da Mariaca, Page Personnel e Thomas Case & Associados
Se você mira uma oportunidade de coordenação ou já atua num cargo do tipo, a dica é qualificar sua experiência como líder. Como? “Cite o número de pessoas da equipe que você liderou e escolha um adjetivo que a descreva, mas também remeta a você”, diz Lúcia, da Mariaca.
“Vale destacar as responsabilidades que ele teve como sucessor do gerente, porque muitas vezes ele pode já ter substituído em férias ou reuniões”, diz Monah Saleh, da Thomas Case.
Falar que liderou uma equipe multidisciplinar ou uma equipe de alto desempenho também pode revelar sua capacidade para lidar com diferentes culturas corporativas ou seu foco em resultado. 
Monah sugere que o profissional faça um resumo do seu perfil profissional logo no começo. Só não pode exagerar no tamanho.
E não vale escolher adjetivos vazios. Lembre-se que na hora da entrevista, você precisará ter condições para destrinchá-los com dados e fatos.

Para gerentes e diretores


Clique nos links e faça do download dos modelos de currículos da Mariaca (gerente),Michael Page, Thomas Case (gerente), Thomas Case (diretor)
Segundo Lúcia, da Mariaca, para profissionais em níveis executivos, o campo ‘objetivo’ deve sair de cena. No lugar, entra uma descrição curta da trajetória de carreira. Exemplo: “Gerente financeiro/ controller com experiência em multinacionais”.
Este posicionamento serve, digamos, como o título ou slogan do currículo. É a informação que irá, de cara, chamar a atenção do recrutador e, por isso, pode estar com uma fonte maior. 
Mas, para Monah, da Thomas Case, o objetivo pode continuar para os gerentes, e, pode ser trocado por target no caso de diretores fluentes em inglês.
A dica é fazer o resumo de qualificações práticas com foco nos detalhes do anúncio da oportunidade profissional em questão. “Aqui é onde você deve colocar o que gostaria que o recrutador soubesse mesmo se a informação aparece no final do currículo”, diz Lúcia. “Em 5 pontos é possível resumir os principais aspectos da trajetória de da experiência”, lembra Maria Luiza Toledo, da DMRH. 
A partir de então a regra é mostrar o tamanho da cadeira que você ocupou em cada uma das etapas da carreira. Porte da empresa, tamanho da equipe que liderou, a quem você reportava e principais resultados devem ser elencados. Neste momento da carreira, o currículo pode chegar a duas páginas. E, segundo Lúcia, todos os cargos de liderança devem ser devidamente destrinchados. 

Para presidentes


Clique no link e  faça o download do modelo de currículo da Mariaca para presidentes
Ao chegar ao cume da trajetória profissional, presidentes de empresa só pelo próprio cargo, de certa forma, já se bancam, explica Lúcia. Por isso, o currículo se torna mais enxuto e ocupa até uma página. “Ele tem que mostrar quem é este presidente”, afirma a especialista.
Comece pelo posicionamento. Faça uma espécie de título ou slogan da sua experiência profissional. Depois, um resumo de qualificações. A trajetória profissional vem em seguida com uma lista de até quatro dados sobre a última passagem. A partir daí, a dica é diminuir o número de informações sobre cada experiência. Citar estágios e idade é opcional, diz Lúcia.


 Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...