21 agosto 2013

Mercado para profissionais técnicos tem expansão em todo o Brasil


Mais de 400 mil postos de trabalho foram criados nos últimos três anos.
Curso de formação técnica dura, no máximo, dois anos.

Nós últimos três anos, mais de 400 mil postos de trabalho para profissionais técnicos de nível médio foram criados no Brasil e a expectativa é que o setor cresça ainda mais. O curso de formação técnica dura, no máximo, dois anos e o trabalhador já entra no mercado de trabalho sabendo muito da prática.

A área de ciências da saúde humana foi a que mais gerou vagas, seguida de técnicos em eletroeletrônica, operações comerciais e ciências administrativas.

Os salários acompanharam o crescimento das vagas e também subiram. Entre 2009 e 2012, o salário de técnico em laboratório subiu, em média, 29%. A maior alta foi a dos salários de técnicos em operação de câmera fotográfica, cinema e TV: 51%, com rendimento médio de R$ 2.046.

O curso técnico tem duração de dois anos, mas para quem já tem noção da prática, o curso profissionalizante de seis meses pode ser uma opção. O do Senac de São Paulo, por exemplo, oferece 120 vagas, mas na última inscrição elas esgotaram em apenas três horas.

Outras áreas que também estão pagando bons salários é a de mineralogia, que auxilia a mineração, e a de geologia. Alguns estados se destacam, entre eles o Maranhão, que vai oferecer mais de 250 mil empregos nos próximos cinco anos. O motivo para essa oferta são os projetos que serão desenvolvidos no Complexo Portuário, de onde é exportado todo o minério produzido na Serra dos Carajás.

Além do Maranhão, os técnicos em mineralogia e geologia possuem melhores salários nos estados do Rio de Janeiro, do Amazonas, do Amapá e de Alagoas, mas têm experimentado ganhos salariais expressivos também no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Mato Grosso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...