08 agosto 2013

Está desempregado? Anote cinco dicas para aproveitar o tempo

Segundo uma pesquisa feita pelo site americano de empregos "Careerealism", metade das pessoas que estão desempregadas nos Estados Unidos se candidatam a vagas que não têm a ver com seu perfil ou para as quais não estão qualificadas. O padrão costuma se repetir em centros urbanos de todo o mundo, onde a internet é a principal forma de se buscar um novo trabalho.



Além de contraproducente, a estratégia pode "queimar o filme" do candidato que envia seu currículo sem qualquer critério. O melhor a se fazer, segundo um artigo publicado no "Careerealism", é aproveitar ao máximo essa fase difícil da vida profissional para aprender mais sobre si mesmo e se reerguer de forma definitiva.

Pensando nisso, a página sugere cinco ações para serem adotadas já por quem ainda não encontrou um novo emprego. Veja abaixo.

·                   1 Pratique o voluntariado
Você sabia que um trabalho voluntário pode ser o que faltava no seu currículo? Os empregadores veem com bons olhos aqueles que se mantêm ativos enquanto procuram emprego, ainda mais quando colocam suas habilidades em prol de outras pessoas. É professor? Que tal se oferecer para ajudar alguma ONG de educação perto de você? Trabalha com engenharia civil? Quem sabe algum projeto filantrópico ande precisando de um especialista para construir um novo centro. Existe sempre uma forma de ajudar. E isso faz tão bem.

·                   2 Melhore suas habilidades
Aquele curso de idiomas que você nunca concluiu pode ser retomado neste momento. Sabemos que a preocupação com dinheiro é válida durante a fase de desemprego, mas existem algumas áreas que merecem nosso investimento. Se não der para frequentar as aulas, descubra na internet cursos gratuitos ou para baixar e crie uma rotina de estudos. A dica vale também para qualquer outra habilidade que você precise adquirir. Não fique parado!

·                   3 Exercite o networking
Grande parte das vagas de emprego é preenchida por meio de contatos e relacionamento, por isso é tão importante participar de uma rede ativa de amigos e colaboradores da mesma área. Se você vive um momento de desemprego, procure retomar relações com antigos professores e amigos, tudo com muita leveza, sem demonstrar que está indo até eles apenas para que possam indicá-lo a uma vaga. Os convites virão naturalmente se você for gentil e participativo.
A ocasião também é apropriada para se fazer novos amigos. Participar de palestras, frequentar cursos e visitar sua velha faculdade devem estar na sua agenda.

·                   4 Faça trabalhos como freeelancer
Muita gente corre atrás apenas dos trabalhos de horário integral, de oito horas por dia, e com tudo certinho. Mas você chegou a pensar que poderia trabalhar para si mesmo? Uma forma de fazer isso é ser freelancer, ou seja, executar projetos e atividades para outras empresas de acordo com a demanda. E isso tudo apenas com um pequeno escritório em casa. Muitos jornalistas, publicitários, designers e advogados adotam a tendência há tempos. Que tal experimentar? Comece mapeando seus serviços e avise aos amigos que estão no mercado. Propaganda é a alma do negócio! Você pode se surpreender com o resultado dessa virada.

·                   5 Melhore sua imagem nas redes sociais
Com a internet dominando a busca de empregos de um lado e a caça de talentos do outro, nada melhor do que se tornar um nome "encontrável" no Google. Aproveite a fase de desemprego para rever suas informações nas redes sociais, atualizar seus perfis e, quem sabe, criar um blog que tem a ver com sua área de atuação. Se não quiser escrever o próprio conteúdo, você pode apenas ser uma espécie de "curador" de informações, postando leituras, artigos e imagens que podem inspirar profissionais como você. O mais importante é sair da sua zona de conforto e mostrar que encontrar um novo trabalho é só uma questão de tempo.


Fonte: gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...