09 agosto 2013

Como melhorar seu currículo


Seu currículo parece perfeito – organizado, em bom português e recheado de informações positivas – mas ainda assim você não conseguiu uma vaga ou sequer avançar no processo seletivo? Nossa dica é colocar uma lupa sobre seu histórico profissional e tentar localizar aqueles errinhos que quase passam despercebidos, mas que podem fazer grandes estragos. Na lista abaixo, mostramos quatro grandes (pequenos) problemas e damos as soluções.

Gap entre um trabalho e outro
Quando surge uma boa vaga numa empresa, os currículos chegam em quantidade via e-mail, banco de talentos e, claro, indicações. E aí não basta apenas ter um bom histórico, mas sim fazer com que ele seja impecável, do tipo que se destaque.
Para isso, qualquer errinho ou informação que confunda o empregador deve ser minimizado. Em vez de deixá-lo imaginando por que você fez uma pausa entre um trabalho e outro, tente substituir as datas de entrada e de saída das empresas pelos períodos que passou em cada. Outra ideia é mencionar as experiências conquistadas durante o tempo fora do mercado – cursos bacanas e projetos pessoais (relevantes para a vida profissional) são bons exemplos. E nunca se esqueça: essas são apenas duas formas de disfarçar gaps e evitar que seu currículo seja dispensado. Mentir no currículo (ou na entrevista) é sempre uma má ideia.
Pouco tempo em cada trabalho
Em vez de disfarçar ou ignorar no currículo o fato de que passou só cinco meses em uma empresa e três na seguinte, o momento é de revelação. Para que o empregador não fique imaginando explicações mirabolantes e opiniões negativas, especialistas em Recursos Humanos defendem que o candidato resuma brevemente o porquê da saída. Foi um contrato de curto prazo, um trabalho freelancer ou você decidiu sair porque encontrou uma colocação melhor? Capriche na justificativa e evite explicações infantis, como não ter gostado da vaga ou não ter se enturmado com o grupo.

Pouca experiência para a vaga
A solução aqui é simples: nem só de passado profissional bem explicadinho é feito um bom currículo. Se falta experiência prática para a vaga que deseja, procure colocar mais foco sobre sua formação e suas competências profissionais. Só tem uma experiência relevante na bagagem? Então deixe ainda mais claro quais eram suas atribuições, o que aprendeu com elas e suas principais conquistas.

Muitas experiências anteriores
Você é do tipo que, mesmo após uma trajetória profissional consolidada, ainda coloca no currículo estágios do início da faculdade. A menos que tenha sido uma experiência única, vale mais a pena eliminar experiências antigas e abrir espaço para um currículo mais compacto e direcionado. Uma dica importante é considerar que o currículo deve ser sempre atualizado, checado e adaptado às ocasiões. Quem sabe um trabalho que você já até tirou de lá tempos atrás pode ser relevante para uma nova vaga. Seja sensível aos detalhes.


Fonte: gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...