08 agosto 2013

O que não está lhe ajudando a conseguir um emprego?

Nelson Fukuyama*

Pode ser que neste momento você esteja passando pelo drama de ter que “arrumar um emprego” e não esteja conseguindo. Você pode estar se perguntando o porquê dessa situação e não está encontrando uma resposta.
Claro que a quantidade de concorrentes está muito grande e que as suas qualificações acadêmicas têm um valor, mas aqui precisamos pensar no algo mais que você deve oferecer e não está conseguindo encontrar dentro de você.
Na hora de uma entrevista de emprego, muitas pessoas cometem pequenos deslizes que podem comprometer a oportunidade de conseguir aquele trabalho. Vou tentar pôr aqui alguns exemplos.


A obrigação de “ter que arrumar um emprego!”
Evite dizer essa frase para alguém especialmente se ela pode lhe indicar uma empresa ou está lhe entrevistando. Dizer que você “tem que arrumar um emprego” é uma frase que pode dar a entender para a pessoa que você não está muito a fim de trabalhar mas apenas de conseguir um emprego para que você possa ganhar uma “graninha” e “dar um tempo” ao tempo.

Emprego com carteira assinada
Se você é daqueles que só pensam em arrumar um emprego se tiver carteira de trabalho assinada, é bom mudar um pouquinho seus conceitos. Devido à situação das empresas, muitas podem lhe dar uma oportunidade, mas você vai ter que se conformar em não ter um registro em carteira. Pense então em aceitar um emprego no qual você possa pensar em ser efetivado no futuro. Como o final de ano oferece muitas vagas no comércio, pode ser uma excelente oportunidade para você.

Benefícios (férias, décimo terceiro salário, plano de saúde)
Talvez seja melhor discutir esses benefícios em um outro momento. Por que discutir os benefícios que uma empresa poderá lhe oferecer na hora da entrevista, por exemplo? Pior ainda é dizer na hora da entrevista que precisa “ganhar tanto” ou ter tais benefícios devido aos seus compromissos pessoais.

Sua aparência física
Se você vai se candidatar a uma vaga que exige um ar de seriedade, é bom rever o seu estilo de se vestir, de falar. Cuidado com piercings, gírias, bonés, cabelos compridos (para algumas vagas, especialmente hotéis, restaurantes), tênis, etc. Eu me lembro de um colega de trabalho que apareceu no nosso escritório de consultoria com um terno vermelho e com detalhes em xadrez; o nosso sócio do escritório pediu a ele que voltasse para casa e trocasse o terno por um mais adequado.

Conhecimento da empresa na qual que você está tentando uma oportunidade
Nada pior do que fazer perguntas bobas para um entrevistador, especialmente quando as perguntas dão a entender que você não conhece nada sobre as atividades da empresa. Já vi gente perdendo chances de colocação por causa de perguntas que poderiam ser evitadas. Antes de se apresentar para uma entrevista, pesquise na internet pelo menos o que a empresa faz, para ter noção sobre os seus produtos, e assim você poderá ter uma idéia antecipada de como poderá oferecer a sua ajuda àquela empresa.

Seu currículo não está adequado
A apresentação de seu currículo não está de forma organizada ou apresentável e isso pode estar atrapalhando. Dê uma melhorada nele em todos os sentidos. Às vezes têm informações demais ou de menos. É bom saber que tem gente que nem lê alguns currículos dependendo da sua apresentação.

Mostre-se simpático com a pessoa que está lhe entrevistando
Muitas vezes você pode conseguir uma vaga na empresa pelo fato de ter-se mostrado simpático com a pessoa que está lhe entrevistando. Então, procure ir para uma entrevista com a carinha mais alegre que tiver. Pode ser até que o seu rosto não ajude muito, e nem quer dizer que alguém vai lhe contratar por causa dos seus belos olhos mas a sua simpatia ajuda muito.

Você não está se enquadrando às necessidades da empresa
Pode ser que você esteja se apresentando com um perfil de conhecimento ou experiência que seja superior às necessidades da empresa. O seu salário e seu cargo anterior, por exemplo, podem estar muito além daquilo que a empresa precisa. Ou pode ser que você esteja se apresentando de uma maneira que seus conhecimentos e sua experiência estejam bem abaixo das necessidades da empresa.
Estas são apenas algumas lembrancinhas que você deve ter em mente quando estiver em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Eu recomendo que você faça uma lista de todos os pontos que acha importante para não errar e também procure avaliar você mesmo sobre quais estão sendo os seus pontos negativos.

* O autor é Editor-chefe do dicasprofissionais.com.br e teve muitas experiências profissionais como Controller e Diretor de Finanças e Administração de empresas transnacionais e Consultor de empresas e projetos.


Fonte: Portal DicasProfissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...